Na última terça-feira (16), os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio UBM participaram de uma aula especial: “Fazendo Iogurte”. Visando a prática do ensino, eles aprenderam sobre as bactérias e o processo de fermentação do leite na produção da bebida em um dos laboratórios do colégio. A atividade faz parte da disciplina de Ciências, lecionada pela professora Inácia Osório.

“Além de fixar o conteúdo, eles aprenderam a produzir o iogurte em casa. Essa receita rende mais e é mais barata do que o iogurte que compramos. Eles puderam tomar conhecimento também sobre os benefícios que o iogurte traz ao nosso organismo”, comenta professora Inácia.

Antes de partir para a realização da experiência, os alunos tiveram o conteúdo teórico em sala de aula como base para a atividade prática. Eles estudaram sobre o Reino Monera, suas características e a importância da fermentação das bactérias para a produção do iogurte. A partir do entendimento sobre o assunto, os alunos partiram para a ação e no final do processo puderam degustar o iogurte.

“As bactérias que existem no iogurte se proliferam no leite e produzem, durante sua fermentação, o ácido lático. Essa substância acidifica o ambiente e dá aquele gostinho azedo do iogurte”, explica a professora. Os lactobacilos presentes no iogurte melhoram o funcionamento da flora intestinal, além de combater substâncias tóxicas e prevenir doenças no estômago e no intestino por meio da acidificação do ambiente intestinal.

Para o procedimento foi necessário leite de origem animal, iogurte natural, açúcar, frutas e um termômetro. Os alunos, sob supervisão da professora e da auxiliar de laboratório Jessyca Oliveira, seguiram o passo-a-passo para a preparação do iogurte.

Essa é mais uma das atividades elaboradas pelo Colégio UBM que, desde o maternal, incentiva e produz atividades práticas com os alunos.

“É bem mais legal que a aula em sala, porque a gente faz experiências. E também, estava uma delícia o iogurte”, comenta a aluna Ana Liz Braga, de 11 anos.

Para produzir o iogurte, basta seguir o passo-a-passo:

  • Aqueça um litro de leite até 45°C e controle a temperatura com um termômetro;
  • Adicione um copo de iogurte natural ao leite, misture e tampe o recipiente;
  • Embrulhe o recipiente em um pano/papel e reserve-o em uma caixa de isopor por cinco horas. Outra forma é reservar o recipiente no sol ou em forno preaquecido moderadamente e já apagado;
  • Guarde na geladeira o iogurte obtido para posterior consumo ou adição de frutas, açúcar ou mel;
  • Em caso de frutas em calda, corte em pedações pequenos e junte ao iogurte com açúcar a gosto;
  • No caso das frutas naturais, é necessário que sejam cozidas previamente por cerca de 10 minutos em uma calda preparada com água e um pouco de açúcar.