O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – apresentou, na última terça-feira (03), sua unidade do projeto Sala Verde que tem por objetivo a idealização e a criação de um espaço na instituição em que as pessoas poderão obter informações e organizar ações relacionadas a assuntos socioambientais. O projeto é uma realização do UBM e do Programa Ambiental Gaia (PAG), do Colégio UBM, e é coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA – MMA). A ação representa um grande avanço no compromisso da instituição com o meio ambiente.
A ocasião contou com a presença de colaboradores e gestores do Centro Universitário e do Colégio, além da visita da Dra. Nilza Macario, coordenadora do “Tymburibá”, unidade do Sala Verde em Resende. Para Nilza, a iniciativa da criação do espaço no UBM é motivo de celebração, já que poucas instituições conseguem a aprovação do MMA. “É muito bom ver o que tem sido feito aqui e que isso levou a possibilidade da criação de mais uma unidade desse projeto lindo”, pontuou.
Para a diretora do Colégio UBM, Aurealice Ataíde Cruz Calderaro Nogueira, a iniciativa é um marco para a instituição como um todo – colégio e centro universitário. “Para nós, este projeto é uma riqueza muito grande, pois já é do nosso histórico o desejo de uma instituição mais sustentável, desde a sua fundação pelos seus criadores. Agora, com o selo do Ministério do Meio Ambiente, nós temos uma visibilidade e uma maior facilidade em conseguir parceiros. É uma responsabilidade muito maior nesse âmbito”, enfatizou Aurealice.
A diretora também acredita que serão muitos os desafios para implementação do projeto, mas que a instituição está preparada para isso: “Embora seja sim um desafio, nós não vimos tanta dificuldades, tendo em vista a quantidade de projetos nesse viés sustentável e ambiental que já existem aqui que sempre aconteceram”, explicou. Desde 2016, o PAG, que integra o Programa Institucional de Gestão e Educação Ambiental da instituição, de acordo com a Lei da Educação Ambiental, desenvolve projetos em volta de temas como ecologia, educação e sustentabilidade. A Sala Verde Programa Ambiental Gaia, como foi nomeada, estará funcionando no térreo do prédio 3, no UBM campus Barra Mansa.