01PAG

Amparada na Lei 9.795/99 (Lei que dispõe sobre a Educação Ambiental no Brasil), na Legislação Interna da Instituição (Resolução CONSUNI-UBM, n° 013/2016 de 21 de dezembro de 2015), na Agenda 2030 da ONU e no PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas à UNESCO), o Projeto Ambiental Gaia (PAG) do Colégio UBM busca definir diretrizes socioambientais para o corpo docente e discente, equipe gestora e colaboradores. Enfim, busca-se inserir na consciência social a responsabilidade ambiental. Para tanto, o PAG reúne em suas temáticas todos os elementos que levam em considerações aspectos econômicos, sociais e ambientais.

02METODOLOGIA ATIVA

Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Nesse contexto as metodologias ativas surgem como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos.

03FLORESTA-ESCOLA UBM

O ambiente da Floresta-Escola é adaptável e permite uma abordagem metodológica flexível, podendo acomodar uma variedade de estilos de aprendizagem, que são as diferentes maneiras pelas quais as crianças absorvem e processam melhor as informações: aprender fazendo, linguística, interpessoal, matemática e visual. A Floresta-Escola é uma abordagem que permiteaos profissionais perceber o estilo de aprendizagem de um indivíduo.

04SALA VERDE

Sala Verde é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade.

COMUNIDADES DE PRÁTICA

Uma Comunidade de Prática designa um grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, através da interação regular.

Sem título-1

Screenshot_5