banner HISTÓRIA

O COLÉGIO

O Centro Educacional Barra Mansa, Colégio UBM, escola de Educação Básica e Educação Profissional situada na Rua Vereador Pinho de Carvalho, 267 – Barra Mansa, RJ, mantida pela SOBEU — Associação Barra-mansense de Ensino, passou a integrar o portfólio de produtos do UBM a partir de 2007.

O trabalho realizado desde a sua fundação, ao longo dos seus 70 anos, fez com que o Centro Educacional Barra Mansa se tornasse uma escola reconhecida na comunidade local e regional, pela qualidade do ensino oferecido, pelo seu pioneirismo na oferta de cursos noturnos para qualificação profissional, pela opção de ser a primeira escola mista da região, a primeira a adotar tecnologia da informação como apoio ao ensino por meio de ambiente virtual de aprendizagem, a melhor escola de Barra Mansa no ENEM de 2005 e a primeira a dar o salto inovador: a união com uma instituição de ensino superior – Centro Universitário de Barra Mansa – UBM; para juntas fortalecerem ainda mais a Educação no município de Barra Mansa e região.

A OFERTA

O Centro Educacional Barra Mansa, Colégio UBM, tem como objetivo proporcionar ao educando formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, para sua autorrealização, preparando-o para o exercício consciente da cidadania, observando-se as determinações e dispositivos legais. Para tal, oferece Educação Básica, em seus níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, bem como a  Educação Profissional. Visa a, também, tornar-se um espaço de ensino, pesquisa e extensão onde os Cursos de Graduação possam enriquecer as práticas pedagógicas, bem como os seus currículos acadêmicos.

A PROPOSTA EDUCATIVA

Dentre os objetivos do Centro Educacional Barra Mansa, Colégio UBM, está o de promover ensino de qualidade em todos os níveis de ensino. As atividades e projetos de formação do colégio se sustentam em quatro pilares: Ensino fundamentado em Metodologia da Pedagogia Ativa; Compromisso com o Desenvolvimento Socioambiental e Cidadania; Relacionamento com as Famílias e Comunidade; Foco na Empregabilidade e no Empreendedorismo. Esses pilares estão interligados e visam à formação holística do estudante, assim como o desenvolvimento da autonomia.

.

• Ensino fundamentado em casos e na metodologia da pedagogia ativa

Método
  • Compromisso com o desenvolvimento socioambiental e cidadania.

• Foco na empregabilidade e no empreendedorismo.

• Construção dos relacionamentos com as famílias e comunidades.

Integração

Para promover a formação holística do estudante, os projetos pedagógicos devem incorporar em suas diretrizes pedagógicas a mediação por tecnologias, a vinculação ao desenvolvimento regional e a aplicação de metodologia ativa.

Screenshot_1

Para cumprir sua missão e atingir seus objetivos de formação, o colégio além de uma excelente infraestrutura, tem como parceiro o sistema unificado de formação – Sistema Anglo Ensino. Juntos, trabalham para valorizar os diferencias de cada aluno, dando espaço para a criatividade e a transformação de talentos em conquistas.

Nosso endereço:

UBM – Campus Barra Mansa
Rua Vereador Pinho de Carvalho, 267, Centro Barra Mansa / RJ
CEP: 27330-550 – Tel: (24) 3325-0253.