Em parceria com a Pastoral de Rua, doações foram destinadas as pessoas em situação de rua de Barra Mansa.

Alunos do Colégio UBM fizeram a entrega das doações arrecadadas na Campanha do Agasalho 2015. Desta vez, o alvo foi pessoas em situação de rua. A ação aconteceu no último sábado (13) e contou com a parceria da Pastoral de Rua da Igreja Matriz de São Sebastião, que distribui refeições para essa população em Barra Mansa. Junto com a equipe da igreja, os alunos ajudaram a preparar, montar e entregar as refeições bem como os agasalhos, meias e cobertores arrecadados.

“Normalmente costumamos doar para asilos e creches, mas a professora Aracele nos deu a ideia de entregar as peças arrecadadas às pessoas que vivem nas ruas aqui de Barra Mansa. Nós procuramos a Pastoral de Rua porque eles já fazem esse contato toda semana e fomos muito bem recebidos”, explica a orientadora educacional do Colégio UBM, Elisabete Lemos.

A Campanha do Agasalho teve início em abril e contou com cerca de 200 peças doadas por alunos e funcionários do Colégio UBM e também do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). É realizada anualmente por meio do projeto Faça Alguém Feliz, que contempla diversas atividades de responsabilidade social como arrecadação de livros, brinquedos, roupas e produtos de higiene pessoal, por exemplo.

Ao todo, 11 alunos do Ensino Médio participaram da entrega, acompanhados pela orientadora educacional Elisabete e pelo professor Henrique Cardoso. Junto com a equipe da Pastoral de Rua, eles distribuíram cerca de 40 refeições na Estação de Trem, no Centro. As roupas também foram entregues no local e o restante foi doado à própria Pastoral de Rua, que se encarregará de dar continuidade à distribuição.

“Queremos sensibilizar os jovens e contribuir para a humanização dos nossos alunos. Com as atividades do projeto Faça Alguém Feliz nós desejamos minimizar as diferenças que temos na sociedade por meio do agir”, enfatiza a diretora do colégio, Aurea Alice Cruz Nogueira.

O trabalho gera resultados. Após a última ação, pelo menos três alunas se voluntariaram para continuar o trabalho fora da escola. “Nunca passou pela minha cabeça participar de uma atividade como essa. Pude ajudar alguém e refletir minha própria vida. Percebi que essas pessoas precisam de ajuda”, conta a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Lais de Oliveira.

Pastoral de Rua

Há cerca de um ano a Pastoral de Rua da Igreja Matriz de São Sebastião está distribuindo refeições nas noites de sábado às pessoas que vivem nas ruas de Barra Mansa. Normalmente, a entrega é realizada na Estação de Trem, no Centro, mas as refeições também são levadas a outros pontos da cidade.

“Desde que começamos não têm faltado nem alimentos, nem pessoas para o trabalho”, ressalta o padre Milan Knezovic, acrescentando que a comunidade recebe doações de alimentos de comerciantes da cidade. Segundo ele, 80% da força de trabalho é composta por jovens. “Para muitos é um choque esse contato com a vida tão ferida”, comenta o padre.

Segundo informou o Milan, a Igreja Católica não é a única entidade a realizar esse trabalho nas ruas do município. Há outros grupos que distribuem refeições e eles se revezam de modo que possam agir em dias alternados. É um serviço ecumênico, de acolhimento, como ele destaca. “Estamos contentes com o andamento do trabalho, mas nossa vontade é conseguir um abrigo para preservar a dignidade dessas pessoas que ficam tão expostas e desprotegidas nas ruas aqui de Barra Mansa”, desabafa o padre.