Aplicativo de celular será usado como ferramenta para aproximar os pais do cotidiano dos filhos

De olho nas facilidades para a vida cotidiana que o uso do celular promove, o Colégio UBM lança este ano um aplicativo para manter os pais informados sobre a vida escolar de seus filhos. Durante as reuniões de pais que aconteceram nesta semana, os responsáveis pelos alunos do Colégio UBM foram apresentados ao novo aplicativo educacional que poderá ser acessado a partir de março.

“A partir dessa nova tecnologia, o responsável pelo aluno receberá informações como calendário de provas, faltas, notas e comunicados em geral”, indicou a diretora do Colégio UBM Aurealice de Ataíde Cruz Calderaro Nogueira.

Para oferecer o novo serviço, a professora Aurealice conta que foi realizada uma pesquisa junto aos pais a fim de verificar o interesse das famílias em receber informações de seus filhos por meio do celular. “Nós observamos que mesmo aqueles pais que não tinham celular com tecnologia para usar o aplicativo indicaram interesse em receber informações de seus filhos dessa forma. E aqueles pais que já usam aplicativos no celular simplesmente adoraram a ideia”, disse.

A ferramenta foi testada com uma turma de alunos do Ensino Fundamental I. “Um exemplo de informação enviada pelo aplicativo é de quando as crianças realizam alguma atividade e a professora fotografa e envia pelo aplicativo”, exemplificou Aurealice.

Para Andréia Maciel de Oliveira, mãe da aluna Sofia Oliveira, que cursou em 2015 o 1º ano do Ensino Fundamental I, o aplicativo se tornou uma ferramenta que a aproximou mais da vida escolar da filha. “Pude acompanhar o que a minha filha vivenciava na escola através de fotos das atividades. Por intermédio desse contato , eu tinha mais conteúdo para conversar com ela e ajudar na aprendizagem”, ressaltou Andréia.

A professora Vera Lúcia Fagundes de Paiva explicou que o aplicativo pode ser usado 24 horas por dia pelos pais e pelos filhos e que também pode ser acessado pelo computador. “Ele funciona como se fosse uma rede social, é possível a interação entre as famílias e entre os alunos da mesma turma e até mesmo com outras turmas”, comentou. O aplicativo também oferece áreas com acesso restrito a cada turma, portanto as atividades realizadas em sala e postadas podem ser visualizadas apenas pelos pais e alunos. Além disso, o sistema oferece total segurança e apenas os pais, alunos e professores podem conectar na plataforma.

A Internet é um meio que contém muitas possibilidades para auxiliar a aprendizagem e esta é uma das que serão usadas a partir deste ano. Aurealice revela que outros meios já estão em processo de estudo e experimentação. “Nós temos uma infinidade de tecnologias que podem aproximar o aluno do conhecimento, ou afastá-lo. O que estamos fazendo é usar desses artifícios para aperfeiçoar a aprendizagem de nossos alunos e falar a língua deles”, concluiu.

fotosergio