No dia 05, das 9h às 17h, o Colégio UBM esteve de portas abertas a toda a comunidade para mais uma edição da Feira de Educação e Cultura (FEC). Com o tema “Informações inspiradoras, organização que aprende”, o evento reuniu a exposição de projetos dos alunos, além de diversas oficinas.

A proposta da feira foi que todos os alunos, desde a educação infantil até o ensino médio, participassem e estivessem integrados, desenvolvendo trabalhos a partir do tema central – que foi pensado de acordo com os 17 objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com os ensinamentos de José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal, que apresentou um modelo de aprendizagem por meio de projetos.

A temática refletiu o desejo da escola de inspirar seus alunos, equipe pedagógica, familiares e comunidade, o que leva ao conhecimento e à transformação pessoal e social. “O Colégio tem como crença que cada estudante é único e merece a oportunidade de traçar seu caminho de aprendizagem. Outro ponto a ser ressaltado é a vontade de incentivar, instigar e disseminar as práticas inovadoras que levem a uma formação completa”, explica a diretora do Colégio, Aurealice de Ataíde Cruz Calderaro Nogueira.

Entre os temas das oficinas estão Alimentação Verde, Tsuru, A arte de falar em público, Limpeza Ecológica, Vivências de Ikebana e diversas outras. “A FEC é a culminância de um trabalho realizado ao longo do ano, construído por muitos. Isso foi refletido nos projetos apresentados pelos alunos em seus estandes, bem como nas suas ações do cotidiano, muitas vezes imperceptíveis, mas que fazem a diferença”, completa a diretora.

A FEC foi uma realização do Colégio UBM, por meio do Projeto Ambiental Gaia (PAG) e do Projeto Sala Verde, do Ministério do Meio Ambiente (MME).