O Colégio UBM realizou na quinta-feira (05) mais uma edição da tradicional Mostra de Talentos que acontece no final do segundo semestre. O evento reúne todos os segmentos, do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio. A atividade aconteceu no Salão Nobre Professor Jayme Dantas, no campus Barra Mansa do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa.

A Mostra de Talentos é um evento que tem o objetivo de promover a confraternização entre os alunos e professores, além de estimular a manifestação artística. Apesar de a atividade não ter por finalidade a avaliação curricular dos alunos, este ano a professora de literatura, Wanessa Quintiliano, aproveitou para realizar a apresentação de um trabalho de sua disciplina com os alunos do Ensino Médio durante a Mostra de Talentos.

Seguindo as orientações da professora, os alunos apresentaram trabalhos diversos como a declamação de poemas e até mesmo a criação de melodias para os versos dos poetas nacionais.

A coordenadora Pedagógica, Eliane Fajardo Chiesse, destacou que um dos objetivos da mostra “é estimular os alunos a demonstrarem com criatividade os talentos que existem em sala de aula e que no dia-a-dia não são percebidos”. Reforçando essa finalidade da Mostra de Talentos, o aluno do 2º Ano do Ensino Médio, Jonathan Aguiar, 17 anos, falou sobre sua experiência: “Sempre conseguimos ver de nossos colegas e de nós mesmos talentos que, às vezes, a gente nem sabe que estão em nós, ou entre nós”.

Os alunos do Ensino Fundamental II apresentaram canções, esquetes e tocam instrumentos musicais. Nos temas, eles abordaram a adolescência, drogas e outros assuntos. A turma do 8º Ano cantou um rap com letra composta pelos próprios alunos. Eles foram orientados pelo colega Carlos Alexandre Nogueira Afonso Siqueira, 14 anos, que conhece bem o mundo do rap e das rodas de rimas. “Nós decidimos falar sobre drogas e discutimos o tema em sala de aula e, então, criamos a letra juntos. A mostra é importante porque ela nos ajuda a lidar com a vergonha de se apresentar e falar em público”, revelou Carlos Alexandre.

Marilia Aguiar Vieira, mãe da aluna Maria Rita, 5 anos, do Ensino Fundamental I, que se apresentou no período da tarde, contou que este é o segundo ano que a filha participa da Mostra de Talentos. “Acho a atividade fundamental para que a criança seja estimulada a se desenvolver culturalmente desde pequena. Além de fazer com que elas cresçam desinibidas e extrovertidas”, concluiu.