Os grupos de representantes de turma eleitos para o ano letivo de 2016 tomaram posse, nesta quarta-feira (30 de março), em solenidade que contou com a presença de familiares. Eles assinaram um termo de posse no qual se comprometeram em representar suas turmas e a cada trimestre fazer uma reunião junto a todos os alunos representados para levar às coordenadoras pedagógicas e á diretoria do colégio as observações da classe. No período da manhã, as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram da posse; no período da tarde, foi a vez das turmas do Ensino Fundamental I.

Cada grupo é formado por um professor representante, um representante, um vice-representante e um suplente. Cristina Porto, Coordenadora Pedagógica do Colégio UBM, explicou que a escolha de representantes é uma prática que acontece há muitos anos no colégio, “É direito do aluno demonstrar suas insatisfações e expor os pontos que precisam ser melhorados pela escola e o representante exerce o papel de levar essas necessidades até a instituição”.

Na falta do representante por motivos de saúde, por exemplo, quem assume é o vice, caso nenhum dos dois estejam presentes, então o suplente assume. O professor representante é o responsável por organizar as necessidades que serão apresentadas. O professor de matemática, Fábio Monteiro, eleito professor representante das turmas do 6º e 7º anos comenta a importância de se tornar um líder para os alunos se sentirem mais responsáveis em sala de aula. “Eles mudam a filosofia que têm, começam a cobrar dos alunos e do professor tudo que eles acham importante”, afirmou.