A educação ambiental é fundamental para a construção de um futuro sustentável, por isso o Colégio UBM inicia este semestre o projeto piloto PAG (Projeto Ambiental Gaia). A proposta está sustentada em três pilares: Social, Ambiental e Econômico. Entre os objetivos das ações está a promoção do bem-estar social.

“O colégio já oferece diversas atividades ambientais relacionadas a questões sociais e econômicas. O que vamos fazer a partir do PAG é reunir todas as ações dentro de uma mesma linha”, comentou a diretora do Colégio UBM, Aurealice de Ataíde Cruz Calderaro Nogueira. Ela explicou, ainda, que foi criado um comitê integrado por professores e funcionários do colégio para manter as ações do projeto.

Com o intuito de ser um projeto continuado, o PAG integra as Políticas de Educação e Gestão Ambiental e está inserido nas ações ambientais do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa.

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi escolhido para dar início às atividades do PAG. Nesta data, os pequeninos da Educação Infantil realizaram uma passeata em volta ao prédio 3 com cartazes confeccionados por eles exaltando a importância da conscientização do uso da água. Ainda em comemoração pela semana da água, os alunos do Ensino Médio participaram na quinta-feira, 24 de março, de uma oficina com o professor de história do Colégio UBM, André Luiz Moreira.

Como membro do Comitê para dar suporte ao PAG e colaborar com as atividades que serão realizadas ao longo do ano, o professor André considera importante e necessário a substituição da visão cartesiana, comum nas instituições, por uma visão holística que integrada conhecimentos de diferentes áreas. “É necessário ver a água pelo ponto de vista social, político e ambiental. Ou enxergamos a água dentro de uma visão sistêmica ou a sociedade como um todo sofrerá as consequências”, afirma.

Palestra da CEIVAP

Dando continuidade às atividades, na manhã desta terça-feira (29 de março/16), os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio conheceram o trabalho realizado pela CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul).

A representante do comitê na região, Vera Lúcia Teixeira, ministrou uma palestra sobre a importância da água. Ela destacou a relevância de eventos voltados para crianças e jovens. “É importante que eles também tenham conhecimento da existência de comitês que apoiam a recuperação do rio em quantidade e qualidade”, comentou Vera, destacando que existem outros sete comitês estaduais que dedicam seu trabalho para proteger os recursos hídricos.